
A Administração Municipal de Tramandaí vem a público informar que, devido à grave crise econômica que assola o País, Estados e Municípios, prezando pela qualidade da realização e organização da Festa Nacional do Peixe, optou em adiar sua realização. Embora tenham sido adotadas numerosas medidas de contenção de gastos para honrar compromissos assumidos, decidiu-se priorizar e continuar investindo em áreas essenciais para a comunidade de Tramandaí, como saúde, educação, infraestrutura e limpeza urbana.
Além disso, na Festa ocorrida no ano que passou, a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, conjuntamente com o Ministério Público, notificou a Prefeitura, por questões de irregularidades sanitárias atinentes ao Centro de Eventos, destacando-se, entre outras, a falta de azulejos no pavilhão. Para suprir estas deficiências, providenciou-se em reservar recursos e realizar licitação para atender as exigências daqueles órgãos públicos, sendo que a efetiva implementação da reforma necessária vai ocorrer até o final de agosto de 2017.
A Administração Municipal esclarece também que não foram encaminhados a tempo apropriado, durante o ano de 2016, a reserva de verbas e patrocínios externos, o que tradicionalmente acontecia. Por conseguinte, todo o alto custo decorrente do evento, seria absorvido unicamente pelos cofres públicos do Município.
Consubstanciado no exposto, decidiu-se fazer a Festa num novo formato, que não traga qualquer despesa aos cofres municipais, por meio da terceirização de sua realização, com prévia licitação, na forma da legislação vigente e na mesma linha adotada por diversos outros municípios.
Sendo assim, a 28ª Festa Nacional do Peixe, que aconteceria de 29 de junho a 16 de julho, está adiada para o período de 20 de setembro a 08 de outubro de 2017, retornando para a data tradicional no calendário de eventos de 2018.
Consultado, a posição da comunidade tramandaiense, legalmente representada pelo CONDETUR - Conselho de Desenvolvimento de Turismo, por meio de seu Presidente e demais integrantes, entendeu adequada, prudente e correta a posição da Administração Municipal de Tramandaí em adiar a 28ª Festa Nacional do Peixe para a data acima mencionada.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Gauto da Silva
Prefeito de Tramandaí