Bandeira
A instituição da bandeira municipal ocorreu em 17 de março de 1980, através da Lei de nº 397/80. Essa lei determina que as cores oficiais são o verde, o branco e o azul, dispostas em faixas verticais, de iguais medidas, seguindo a ordem citada.
O brasão do Município deve figurar no centro da bandeira, isto é, no centro da faixa branca. A Lei de nº 397/80, determina as medidas oficiais, tanto das faixas coloridas, como do brasão, além de citar os locais de seu uso obrigatório.
Brasão
No dia 6 de julho de 1968, através de Decreto nº 16/68, o General Luiz Dêntice, definiu como símbolo do Município de Tramandaí, o brasão: um escudo, onde se vê, na parte superior, um lanchão desarmado, sem mastros nem velame, montado sobre rodas, tirado por juntas de bois, e escoltado por gaúchos, em terreno verde. Esta representação lembra um dos episódios da Revolução Farroupilha, quando Garibaldi atravessa os lanchões, por terra, desde a Lagoa dos patos até a barra do Tramandaí; e daí, por mar, até Laguna, indo surpreender os federalistas.
Na parte inferior do escudo, sobre fundo prata, desdobra-se uma faixa ondeada, em azul, trazendo dois peixes prateados. Com esta faixa azul, mostra-se a piscosidade do rio Tramandaí, que determinou, desde sua origem, a atividade dos moradores e seu inicial meio de subsistência. Sobre o escudo, aparece uma coroa de cinco torres, em prata, que indica cidade-sede de Município. Abaixo do escudo, figura um listel de prata, tendo em verde, o nome do Município e as datas 1725-1965, que indicam as datas de reconhecimento da área: 1725 – pelos lagunistas, e 1965 a criação do Município através de Lei. Este Decreto nº 16/68 determina que esse símbolo seja usado como timbre oficial de Tramandaí.