Tramandaí situa-se no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil
Extensão de praia: 12km
Altitude: 1,80m
Longitude: 50º07’50”O
Latitude: 29º56’30”S
Área do Município: 143,57km2
Distância da Capital: 118km
Vias de acesso: BR 290 ,BR 101, RS 30, RS 786, RS 389.
Aspectos climáticos e pluviométricos
O clima regional é controlado por massas de ar tropical. A temperatura oscila entre as médias de 22 a 35ºC nos meses mais quentes(verão), e entre 3-18ºC no inverno.
Hidrografia
O rio Tramandaí estabelece uma comunicação entre a lagoa e o mar, ou melhor, a comunicação se forma e o lago se estreita acima do ponto onde o rio deita suas águas.
As lagoas do Armazém e Tramandaí formam o estuário de Tramandaí, elas não são profundas. A Lagoa Tramandaí tem praias arenosas(ao sul), banhados(margem leste) e restingas(a sudoeste). Liga-se ao Atlântico por um canal que foi regularizado pela barra de Tramandaí. Esta lagoa recebe as águas do rio Tramandaí(pelo norte) além do rio dos Camarões, este não é mais do que um canal de ligação entre esta última e a lagoa das Custódias.
Topografia
Planície com comoros e dunas junto à costa marítima, lagoas de água salgada, doce ou saloba, com córregos e canais; lençol freático alto.
Flora
Em estudos feitos em nosso município, identificou-se espécies da flora nativa ou adaptáveis ao clima, nas quais dividiu-se em: frutíferas, ornamentais e mata nativa.
Frutíferas: abacateiros, abacaxizeiros, ameixas de cacho, amendoeiras, amoreiras, araçazeiros, bananeiras, bergamoteiras, figueiras, goiabeiras, ingazeiros, jambolões, laranjeiras, limoeiros, mangueiras e maracujás.
Ornamentais: azaléias, bananeiras de jardim, chifleras, crótons, dracenas, fícus, girassóis, hibiscos, hortências, margaridas, onze horas, pingo de ouro e três marias.
Mata Nativa: aroeira mansa, canela sassafrás, capororoqueira, figueira, figueirinha, guapuruvú, ipê amarelo, palmeira gerivá, palmeira real e timbaúba.