Os cavalos soltos em ruas e avenidas causam diversos acidentes por ano no Brasil. Muitas destas colisões tiram a vida do animal e também das pessoas envolvidas. Semanalmente cavalos são encontrados soltos pelas ruas de Tramandaí e, algumas das vezes, extremamente debilitados.
A Secretaria de Pesca e Agricultura realiza um amplo trabalho na cidade para recolher os animais e levar até o Curral Municipal, buscando sempre preservar a saúde e os cuidados com os equinos.
Caso você tenha conhecimento de cavalos soltos em via pública, uma denúncia pode ser feita diretamente à Secretaria de Pesca e Agricultura por meio do número (51) 3684-9075.
Após o recolhimento, os animais são amparados pela Lei Municipal nº 4.537/2022, onde todos os equinos recolhidos e acolhidos no Curral Municipal estarão disponíveis aos seus proprietários pelo período de 30 dias desde o momento de sua captura.
"Nossas equipes também atuam com ações de conscientização, buscando evitar com que esses animais fiquem soltos nas ruas. Após o recolhimento, os equinos passam por exames, recebem medicação quando necessário, além do acompanhamento com veterinário”, destacou o Secretário de Pesca e Agricultura, Sid Souza.
Maus tratos é crime: O artigo 32 da Lei 9.605/98 determina detenção de três meses a 1 ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados. Se você identificar qualquer ação de agressão contra animais, denuncie para a Patram ligando para o telefone: (51) 3661-4620 ou ainda 190.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: PMT
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS