O município de Tramandaí está retornando após dois anos o Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Diante disso, em uma parceria com o Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, estamos fazendo uma retrospectiva pela história deste tradicional evento que é realizado na cidade e em 2022 chega a sua 31ª edição.
Até o início do Festival estaremos trazendo toda história do evento que marcou gerações de famílias que por aqui passaram. Confira:
X Festa Estadual do Peixe - 1999:
Esta edição da festa foi realizada entre os dias 19 e 27 de junho de 1999. O Prefeito Osmani Barbosa, tinha como objetivo principal o resgate cultural do município, mantendo viva a religiosidade litorânea com características da etnia açoriana, integrando assim ao evento a "Festa de São Pedro".
O local escolhido para a festa no ano de 1999 foi bastante significativo, na rua Ubatuba de Farias, no Bairro da Barra. Este foi o primeiro bairro de Tramandaí onde iniciou o povoamento por descendentes de açores vindos de Laguna que na esperança de uma melhora de vida levantavam a beira do Rio suas moradias, casas feitas com palha da tiririca, onde tiravam seu sustento do rio e mar.
A Festa Estadual do Peixe fez sua presença marcante na gastronomia pesqueira, mas também por todas as atrações locais, regionais e de mbito Nacional.
A X Festa Estadual do Peixe contou para a sua realização com a parceria de todos os setores de nossa comunidade tramandaiense.
A Rainha da X Festa do Peixe foi a Srta. Carine Cezar Leal, primeira princesa Sabrina D. Machado e segunda princesa Vanessa Castilho.
Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar essa retrospectiva histórica por todo Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Lembrando que o 31º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar, acontece de 29 de junho a 17 de julho.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) / Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS