O município de Tramandaí está retornando após dois anos o Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Diante disso, em uma parceria com o Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, estamos fazendo uma retrospectiva pela história deste tradicional evento que é realizado na cidade e em 2022 chega a sua 31ª edição.
Até o início do Festival estaremos trazendo toda história do evento que marcou gerações de famílias que por aqui passaram. Confira:
IX Festa Estadual do Peixe - 1998
Esta edição da festa foi realizada entre os dias 20 de junho a 29 de julho de 1998, tendo como Prefeito o Sr. Osmani Barbosa e secretário de Turismo Sr. Irineu Della Lebera.
A data repetiu-se em função da proposta desta administração em resgatar e manter viva a cultura religiosa litorânea, com características da etnia portuguesa, mais precisamente a do Arquipélago de Açores, integrando assim ao evento a "Festa de São Pedro", preservando os elementos culturais.
A Festa Estadual do Peixe sempre buscou valorizar os artistas locais e regionais, por meio do intercâmbio cultural realizado entre as Prefeituras.
Para o sucesso da festa, contou-se com o respaldo da comunidade religiosa e empresariais. Além do cunho gastronômico, teve feira de produtos típicos da cidade e região, além da ampliação de laços e relacionamentos entre associações, colônias, sindicatos e empresas do setor pesqueiro, estimulando a organização associativa de pescadores, agentes comerciais e entidades do litoral fundamentadas em parcerias.
A Rainha da IX Festa Estadual do Peixe foi a Srta. Carla Cristina dos Santos Meyer, Primeira Princesa Fabiana Patrício e Segunda Princesa Glauce Knobelock dos Santos.
A Festa foi realizada na Avenida da Igreja e contou com shows do Rui Biriba, Elton Saldanha e Antoni Gringo.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) / Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS