O município de Tramandaí está retornando após dois anos o Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Diante disso, em uma parceria com o Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, estamos fazendo uma retrospectiva pela história deste tradicional evento que é realizado na cidade e em 2022 chega a sua 31ª edição.
Até o início do Festival estaremos trazendo toda história do evento que marcou gerações de famílias que por aqui passaram. Confira:
VIII Festa Estadual do Peixe - 1997:
Esta edição da festa foi realizada entre os dias 20 e 29 de junho de 1997. Tendo como Prefeito Osmani Barbosa e Secretário de Turismo Sr. Flávio Machado da Silva. A data escolhida pela nova administração foi fundamentada na proposta de resgatar e manter viva a cultura religiosa litorânea, com características da etnia Portuguesa, mais precisamente a do Arquipélago dos Açores a "Festa de São Pedro" e preservando é claro os elementos culturais.
Para o sucesso da festa, contou-se com o respaldo da comunidade religiosa e empresariais. Além do cunho gastronômico, teve feira de produtos típicos da cidade e região, além da ampliação de laços e relacionamentos entre associações, colônias, sindicatos e empresas do setor pesqueiro, estimulando a organização associativa de pescadores, agentes comerciais e entidades do litoral fundamentadas em parcerias.
A Rainha da Festa foi escolhida num baile com candidatas representante de bairros, saindo vencedora a Srta Cecília Aparecida Matos de Oliveira, Primeira Princesa Cássia Bianca de Castro, Segunda Princesa Lisiane da Silva Barbosa e Miss Simpatia Juciléia Hendler Justo.
O evento foi realizado na Avenida da Igreja e contou com shows da Cia do Pagode, Banda do Exército e músicas Nativistas.
Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar essa retrospectiva histórica por todo Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Lembrando que o 31º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar, acontece de 29 de junho a 17 de julho.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) / Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS