O município de Tramandaí está retornando após dois anos o Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Diante disso, em uma parceria com o Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, estamos fazendo uma retrospectiva pela história deste tradicional evento que é realizado na cidade e em 2022 chega a sua 31ª edição.
Até o início do Festival estaremos trazendo toda história do evento que marcou gerações de famílias que por aqui passaram. Confira:
V Festa Estadual do Peixe - 1993:
A Prefeitura de Tramandaí, que tinha como Prefeito o Sr. Edegar Munari Rapaki e o Secretário de Turismo Sr. Jorge Afonso Sessim Neves, determinou que o nome do evento, até então de "FESTIVAL ESTADUAL DO PEIXE" passasse a ser nomeado como "FESTA ESTADUAL DO PEIXE".
A 5ª Festa Estadual do Peixe foi realizada entre os dias 1º à 12 de outubro de 1993 na Avenida Emancipação. Contou com a participação dos empresários do município, Poder Público e entidades representativas da comunidade.
A Rainha escolhida da Festa foi a Sra. Raquel Rabelo Fernandes.
Esta festa teve diversas novidades, um stand de divulgação para os municípios, nos quais estiveram presentes Bento Gonçalves, Caxias do Sul e muitos outros. Se fizeram presentes vários setores da mídia e o Barco Anfíbio "TATUÍRA" que foi instalado em Porto Alegre, Novo Hamburgo, nos Shoppings, no Largo Glênio Peres e Parque Marinha do Brasil, durante 10 dias antes da Festa fazendo a divulgação.
Neste ano, a dupla de grande sucesso da época Sandy e Junior se apresentaram no evento, além do grupo Nativista.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) / Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS