O município de Tramandaí está retornando após dois anos o Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Diante disso, em uma parceria com o Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, estamos fazendo uma retrospectiva pela história deste tradicional evento que é realizado na cidade e em 2022 chega a sua 31ª edição.
Até o início do Festival estaremos trazendo toda história do evento que marcou gerações de famílias que por aqui passaram. Confira:
1 º O FESTIVAL DO PEIXE 1974
O Festival do Peixe surgiu em 1974. O prefeito na época era o Sr. Auri de Oliveira, sendo o secretário Municipal de Turismo o Sr. Gelson Berbig. Pensando no crescimento na economia de Tramandaí, enfatizaram o produto "PEIXE" que é uma das maiores riquezas das nossas lagoas e mar.
O Festival realizou-se com apoio da Secretaria de Turismo e Caixa Econômica Federal. O evento foi realizado no Clube Beira Mar e sua abertura deu-se com um jantar à base de peixe e com a escolha da Rainha da Festa onde foi eleita a Srta. Maria Elaine Caetano José. A festa prolongou-se todo o final de semana com muitas atrações no clube. O Festival foi de pequeno porte até por ter sido o primeiro, mas propiciou ideias para as festa dos anos seguintes.
2 º FESTIVAL DO PEIXE 1980
Foi realizado só um jantar na SAT
I FESTIVAL ESTADUAL DO PEIXE 1989
Somente depois de 9 anos é que foi reativado o Festival, já com o nome "FESTIVAL ESTADUAL DO PEIXE", isto no ano de 1989 pelo então Prefeito Sr. Eliseu Lemos Padilha. O Festival realizou-se nos dias 21 à 30 de julho envolvendo toda a comunidade local e como apoio do CODC e BANRISUL e teve como slogan, "NESSA REDE TEM PEIXE".
O Festival teve seu início com um baile na SAT e com a escolha da Rainha do Festival Estadual do Peixe a Srta. Ana Paula Lopes de Oliveira.
No evento, além de saborear variados pratos a base de peixe, camarão e siri, houve diariamente, várias atrações como apresentações artísticas, folclore, parque de diversões, feiras, artesanatos, exposições, bailes e competições esportivas.
As degustações de peixe eram feitas durante todo o evento, juntamente com a banda alemã do Vale dos Sinos, que passeava por todo o centro da cidade, com música ao vivo.
A Festa começou a ser realizada continuamente a partir de 1989 e proporcionou um evento grandioso para Tramandaí e trazendo muitos visitantes, vários shows e dando um salto para a economia da cidade.
Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar essa retrospectiva histórica por todo Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
Lembrando que o 31º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar, acontece de 29 de junho a 17 de julho.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) / Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS