Um dos grandes investimentos da administração municipal é a educação. Diversas ações são desenvolvidas e elaboradas buscando ampliar cada vez mais o conhecimento dos alunos que frequentam a rede de ensino.
Diante disso, dando seguimento às atividades, escolas municipais de ensino fundamental de Tramandaí estão recebendo a visita da equipe de voluntários da instituição ViaVida, organização não governamental que atua em prol da doação de órgãos e transplantes.
O objetivo do encontro é a contação da história "A tartaruguinha que perdeu o casco" e a conscientização sobre a importância da doação de sangue, órgãos e tecidos. Com linguagem simples e lúdica, a peça é baseada no livro de mesmo nome e esclarece sobre a necessidade da doação.
Criada por meio do trabalho realizado pela instituição ViaVida, em Porto Alegre, tem como meta informar as crianças sobre o assunto, sem relevar a tristeza da morte. Trata-se da história da tartaruguinha que quebrou o casco e precisa dele para continuar sua trajetória de aventuras. Até que recebe várias doações, mas apenas uma é compatível.
“Agradecemos a parceria da instituição ViaVida, que nos acolheu e trouxe para os alunos esta grande ação de conscientização. É muito importante que desde pequenos já se converse sobre a doação de órgãos e tecidos. Parabenizamos a todos”, destacou a Secretária Alvanira Ferri Gamba.
A história apresentada aos alunos promove reflexões sobre solidariedade, bem como os cuidados com nossa saúde ao longo da vida.

Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: SMEC
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS