Neste mês de abril, as peças de quebra-cabeças retornam para nossa foto de perfil. A campanha faz parte do Mês Mundial do Autismo.
O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é caracterizado por interesses e comportamentos repetitivos, bem como dificuldades na interação social. Na maioria dos casos, é possível visualizar os sinais nos primeiros cinco anos de vida da criança.
É importante que o diagnóstico ocorra de forma precoce, tendo em vista que o tratamento precisa ser multidisciplinar e envolver pediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros profissionais. Todavia, não há como superar totalmente os sintomas do transtorno.
Hoje, a estimativa é que vivam no Brasil mais de 2 milhões de pessoas com a síndrome. Ainda não é possível afirmar a causa principal do autismo, mas foi admitida a existência de múltiplos fatores, como os genéticos, biológicos e até ambientais.
Tendo em vista todos os fatores descritos, destacamos a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas, sendo celebrado no dia 2 de abril.

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS