A Prefeitura de Tramandaí esteve representada na Audiência Pública realizada na última segunda-feira (14/03), em Torres, para debater a instalação de um Hospital Regional no litoral norte.
O encontro, que ocorreu no auditório da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Torres), contou com a participação de Deputados, FAMURS, prefeituras, vereadores, profissionais da saúde e comunidade em geral.
“O debate do hospital regional é o debate necessário, o debate que eleva o nível de cidadania da nossa região quando conseguimos falar todos a mesma linguagem. Mas é urgente, necessário que nós tenhamos a possibilidade de ampliação da qualificação da resolutividade dos nossos hospitais que já estão atuando na região. Nós precisamos ampliar um debate sobre um olhar mais carinhoso para os municípios do litoral norte do Rio Grande do Sul, em virtude do aumento da população fixa, que fragiliza não só a média e alta complexidade, mas fragiliza a atenção básica como um todo. Nós recebemos recursos proporcionais a uma população que está aumentada no mínimo em 50% da sua população fixa o que impacta em saúde, educação, segurança, assistência social e todas as áreas da administração. Nós recebemos os recursos abaixo do necessário com todas as áreas da administração municipal”, salientou o Secretário de Saúde de Tramandaí Luciano Saltiel durante o uso da palavra na Audiência.
Ficou definido no encontro a criação de comissão para dar andamento ao debate formada por representantes de Tramandaí, Torres, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Deputados Estaduais e Federais e profissionais da iniciativa privada.
O projeto busca a instalação de um Hospital Regional que possa abranger o Litoral Norte como um todo, facilitando o deslocamento de pacientes e promovendo a qualificação da saúde da região. Ainda não há uma cidade pré-definida para a construção da unidade de saúde.
Também participaram por Tramandaí a Vereadora Lauda Cardoso e o Vereador Richard Stoll.

Texto: Paola Damazio (ASCOM)
Foto/imagem: Rádio Maristela e Vereadora Lauda Cardoso.
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS