A Prefeitura de Tramandaí está finalizando a construção da UBS Litoral, localizada na Rua Mario Totta. A nova Unidade de Saúde será destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes assintomáticos respiratórios ligados à COVID-19.
"Estamos com uma preocupação muito grande em relação aos leitos de UTI aqui no nosso Litoral. Não queremos ter um colapso no atendimento à Covid-19. Acreditamos que a UBS Litoral será um passo importante para a melhoria do atendimento dos pacientes”, disse o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
No último dia 18 de dezembro o município de Tramandaí recebeu seis novos respiradores e monitores multiparâmetros. Eles estão sendo utilizados na UPA e serão encaminhados para a UBS Litoral após a conclusão da obra.
“Até que a pandemia seja finalizada a UBS Litoral ficará destinada exclusivamente ao atendimento à COVID-19. Queremos agradecer ao Governo do Estado por ceder os respiradores e aos nossos servidores pela dedicação no combate ao vírus”, ressaltou o Secretário da Saúde Luciano Saltiel.
A obra está na reta final de conclusão e deverá ser entregue nas próximas semanas à população.
A importância dos respiradores: Nos casos graves, a COVID-19 produz um processo inflamatório em todo o corpo, mas principalmente nos pulmões, gerando pneumonia e prejudicando a capacidade respiratória. Dependendo da evolução do doente, os especialistas recorrem ao auxílio da chamada ventilação mecânica, o nome do sistema de suporte que ajuda a suprir a carência de oxigênio. Entre os indivíduos acometidos pela Covid-19, cerca de 5% vão parar na UTI, a maioria com necessidade de usar o respirador mecânico.

Texto e foto: Maxwell Bernardes (PMT)
Edição: Alanna Hanna (ASCOM)