Estudos apontam que o abandono de animais aumenta em até 70% durante a temporada de veraneio. São pessoas que adotam cães na praia e depois não conseguem levar os animais para as suas cidades de origem. Visando conscientizar moradores e visitantes, a Prefeitura de Tramandaí, por meio do CEMUVS, está aderindo a campanha “Dezembro Verde”. A ação foi criada no Brasil no ano de 2018 e tem como data símbolo o 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Animais.
“Procuramos sempre orientar as pessoas que buscam adotar um cão sobre os cuidados que eles exigem. Temos registros de pessoas que adotam e esquecem que o animal cresce, que ele precisa de atenção, de carinho. Então, quando eles vão embora de suas casas de veraneio, acabam deixando os cães presos nos patios. Essa campanha visa orientar as pessoas sobre o respeito com os animais”, explica o Coordenador da Vigilância em Saúde, Victor Ilha.
Além do objetivo principal da campanha, que é a luta contra o abandono, outros tópicos também são ressaltados. Por isso, os ativistas trabalham temas como a conscientização das leis e do crime que ocorre no abandono.
Existe no Brasil uma população canina de 55,2 milhões e uma felina de 22 milhões, segundo estimativas do IBGE. No entanto, nem todos esses animais possuem um lar definitivo, por isso são chamados de animais em situação de rua.
Se você tem interesse em adotar um cãozinho ou até mesmo visitar o Canil Municipal, basta se dirigir até o local (estrada do Carrachi, a 600 metros da RS 030) de segunda a sexta das 8h às 17h.
Crime: O abandono é uma forma de maus-tratos, considerado crime, e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Imagem: Paola Damazio (ASCOM)