Essa câmera que você vê na imagem está localizada na RS 030, a altura da Ponte do Camarão, mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é um controlador de velocidade, conhecido popularmente como “Pardal”. Trata-se de uma câmera de videomonitoramento, integrante do projeto de Cercamento Eletrônico da Prefeitura de Tramandaí.
No total serão 28 câmeras e tem em tudo que é lugar, nos bairros, centro, beira-mar e Zona Sul. O objetivo é um só: Trazer mais segurança para moradores e visitantes.
Por meio de uma central instalada na Sede da Guarda Municipal com quatro monitores, Tramandaí será monitorada 24hs por dia, em uma ação inédita no município: “É uma imensa felicidade para nós ampliarmos a segurança da cidade por meio desse projeto. A qualificação da nossa Guarda Municipal já rende frutos como mostram as recentes ações de prisões e recuperações de veículos”, explicou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
De acordo com o Secretário de Segurança, Direitos Humanos, Transporte e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro, o Cercamento Eletrônico terá também câmeras do tipo OCR que identificam, entre outros, veículos em situação de furto.

Texto e foto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Edição: Paola Damazio (ASCOM)