A Prefeitura de Tramandaí autorizou no último dia 16 de abril a reabertura do comércio. A ação ocorreu após Decreto do Governo do Estado que encaminhou a liberação, com exceção das regiões da Serra e Metropolitana.
A retomada das ações comerciais na Capital das Praias só foi possível após uma série de reuniões, com diferentes segmentos. Além do CDL, também foram promovidos encontros com representantes de hotéis, restaurantes, dos shoppings e do camelódromo. Em todas as reuniões a preocupação era a mesma: a proteção da população.
Todos tiveram a oportunidade de se manifestar até que um denominador comum fosse encontrado: “Nenhum gestor quer o fechamento do comércio, assim como todos os Prefeitos querem o melhor para a sua população e visitantes. Alinhar esta equação diante da pandemia é um dos maiores desafios que todos os administradores estão enfrentando. Por isso promovemos estas reuniões, para ouvir todos os lados e definir cada passo a ser tomado”, explicou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
Os encontros também contavam com as participações do Vice-Prefeito Flavinho Corso, Secretário da Saúde Luciano Saltiel, do Coordenador da Vigilância em Saúde Victor Ilha, Secretário de Segurança Claudiomir da Silva Pedro e Secretário de Indústria e Comércio Rojoel Amaral.
“Nos munimos de todos os profissionais das áreas essenciais para a reabertura do comércio. Saúde, fiscalização, segurança. Temos noção da necessidade de seguirmos em nossas casas e pedimos que as pessoas sigam com os cuidados e busquem os serviços apenas em casos de necessidade”, concluiu o Prefeito Gauto.
Todas as empresas que reabriram suas portas seguem uma série de normas para atuação. O descumprimento com os cuidados no combate ao Novo Coronavírus poderá gerar a interdição do comércio.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: Alanna Hanna (ASCOM)