A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (04/10), o Primeiro Encontro Municipal Sobre Feridas e Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar e SUS. O evento foi organizado pela Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar de Tramandaí/ EMAD, com o apoio da empresa Fufamed de Porto Alegre.
O encontro teve como objetivo aprimorar o conhecimento sobre feridas e cuidados paliativos no âmbito da Atenção Domiciliar e SUS.
O atendimento domiciliar como modelo de atenção à saúde tem sido amplamente difundido no mundo e tem como pontos fundamentais o paciente, a família, o contexto domiciliar, o cuidador, e a equipe multidisciplinar. Este modelo, enquanto estratégia de atenção a saúde, proporciona melhorias na qualidade de vida, fortalece os vínculos familiares entre usuários e equipe de saúde, além de garantir uma continuidade do cuidado às redes de atenção a saúde.
O programa Melhor em Casa existe no município desde novembro de 2014. Atualmente, funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h. Para solicitar avaliação pela EMAD, procure uma Unidade de Saúde, dentro dos critérios de inclusão.
Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e estudantes acadêmicos de diversas cidades do litoral norte estiveram presentes no evento que aconteceu entre 9h e 14h no Centro de Educação Continuada de Tramandaí.

Texto: Maxwell Bernardes
Informações: Adriana Burin Haendchen- Enfermeira Coordenadora EMAD de Tramandaí
Fotos: Divulgação