NOTÍCIAS
Tramandaí faz 54 anos. Você conhece a origem do nome do Município?
Publicado em: 02/09/2019
          

Setembro é um mês muito especial para todos nós. São três datas que reforçam o nosso orgulho pelo Município, Estado e País.

Dia 7 de setembro é a grande data da Independência do Brasil. Dia 20 de Setembro marca a Revolução Farroupilha e o 24 de Setembro registra a Emancipação de Tramandaí. São 54 anos de história da Capital das Praias do Rio Grande do Sul.

Para celebrar as três datas, será realizado no dia 24 (terça-feira), o grande Desfile Cívico. Ele terá início às 14h, na Avenida Emancipação.

A história: O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado “Paragem das Conchas”.

O nome do povoado deve-se ao rio que era notável por sua grande quantidade de peixes. Tramandaí inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio.

Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.

Melhorando a via de acesso ao Litoral com a construção da estrada em 1939, a cidade começa a se desenvolver, recebendo grande impulso quando a Petrobrás inaugura o TEDUT nesta região, em 1968. A emancipação político-administrativa de Tramandaí aconteceu em 24 de setembro de 1965, quando Tramandaí emancipou-se do município de Osório.

A origem do nome é tupi-guarani e aparece em documentos antigos com diversas grafias: Taraman, Tramandi, Termandi, Tramando, Taramandahy, Tamandatay – Tramandahy.

Possíveis significados: Rio dos meandos (sinuoso); Rio roedor (havia muita capivara e ratão do banhado); lugar onde se cerca para colher (pescar com redes).

A foto que ilustra esta matéria é de 1967, dois anos após a Emancipação. Ela foi extraída da página Memória Tramandaíense.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)

Referências Bibliográficas: Livro- Tramandaí Terra e Gente - 2ª Edição/1986-Pallotti - Produção Editorial: AGE- Assessoria Gráfica Editorial Ltda. Autoras: Leda Saraiva Soares e Sonia Purper.

Foto: Facebook (Memória Tramandaíense)

 

NOTÍCIAS  RECENTES
    

SIGA-NOS:

     



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h


 
Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
IPTU
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Municipais Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
ITBI
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Dispensa
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços



ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ouvidoria@tramandai.rs.gov.br
ascom@tramandai.rs.gov.br
[51] 98923-0287

Prefeitura de Tramandaí/RS - Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por Setor de TI - PM Tramandaí/RS