A Prefeitura de Tramandaí, através da Secretaria do Meio Ambiente, irá construir seis Ecopontos na localidade da Estância, Zona Rural do município.
As estruturas de madeira, em modelo colonial, terão cobertura e piso e estão entrando em processo licitatório. A tendência é de que eles estejam em funcionamento em torno de 60 dias.
Os Ecopontos receberão resíduos como plástico, papel e vidro, que serão encaminhados para a reciclagem e também rejeitos, que não podem ser reciclados, como papel higiênico, por exemplo.
De acordo com o Secretário Fernando Campani, a instalação dos Ecopontos seguirá indicações dos moradores locais: “Eles estarão nos locais onde há maior movimentação de pessoas e esses pontos foram definidos após conversas com a população da Zona Rural. Estaremos circulando para informar e orientar sobre a correta utilização dos Ecopontos para que tenhamos sucesso nesse projeto”, completou Campani.
A Secretaria do Meio Ambiente também aproveitará a oportunidade para tratar com os moradores de técnicas de compostagem, que é o processo biológico de valorização da matéria orgânica. Cascas de banana, erva mate e similares são reaproveitados como adubo, contribuindo para a produtividade rural.
A construção dos Ecopontos é uma parceria entre o Meio Ambiente, Secretarias de Planejamento, Pesca e Agricultura e a Emater e a obra será efetuada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Imagem do projeto: SMMA