As intensas chuvas que estão castigando Tramandaí nas últimas semanas tem prejudicado o dia a dia da população. Em dois curtos períodos tivemos sequencias de instabilidades que alcançaram os 110 milímetros, ultrapassando o que era esperando para o mês na Capital das Praias. O resultado disso tudo são ruas com alagamentos.
A Prefeitura de Tramandaí, através da Secretaria de Obras, havia iniciado no primeiros dias de maio a colocação da nova e ampla rede de esgoto pluvial na Avenida João de Magalhães, no Parque dos Presidentes. Este trabalho foi intensificado esta semana, visando amenizar os alagamentos na região: “Infelizmente a cidade de Tramandaí é uma das mais castigadas com as chuvas. Nós estamos ampliando as ações buscando resolver ou amenizar os problemas com alagamentos. Após a João de Magalhães, vamos desobstruir a Rua Eugênio Fernandes Neto, também no Parque dos Presidentes. Vamos contratar mais operários para que as ações sejam realizadas em todos os bairros. Temos sérios problemas no Indianópolis, Humaitá e também no Bairro Litoral, que serão atendidos pela nossa Secretaria”, disse o vice-prefeito e Secretário de Obras Flavinho Corso.
Além das intensas chuvas, Tramandaí sofre as consequências de ser um município localizado ao nível do mar e com denso lençol freático. Esses fatores contribuem para alagamentos, além dos bairros que foram criados sem as principais bases estruturais, como nivelamento das ruas e redes de esgoto pluvial. Nas últimas semanas, a Secretaria de Obras retirou galhos, restos de obras e até sofás de valos que deveriam escoar a água das chuvas.
“É preciso escoar as águas, fazer a canalização e depois colocar um calçamento”, completou Flavinho Corso.
Outra Avenida que será atendida em breve é a Salvador Pereira Guimarães.
As fotos mostram os trabalhos na João de Magalhães nesta quarta-feira (15/05).

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Jornalista – Registro Profissional 19572/RS
Fotos: Secretaria de Obras (PMT)