A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tramandaí, EMATER e a Associação dos Produtores rurais da Estância, com representação no Conselho Municipal de Meio Ambiente, estiveram reunidos nesta semana para colocar projetos em prática.
O primeiro projeto que será colocado em prática pela parceria é a instalação de coletores de resíduos sólidos recicláveis para as comunidades de moradores do meio rural. Além das instalações, as ações preveem a capacitação dos moradores para o manejo dos ecopontos e ampliação da coleta de outros materiais.
A união das entidades também projeta a realização do “Dia de Campo” sobre tratamento de esgoto cloacal residencial. Será promovido um sistema ecológico de tratamento de efluentes em uma propriedade rural que servirá de modelo e testes.
O secretário do meio ambiente de Tramandaí, Fernando Campani, explica que a parceria será ampliada para ações educativas na área do turismo rural: "O meio rural tem um grande potencial para o desenvolvimento da cidade. Basta construir políticas com a participação cidadã da comunidade", afirmou o Agrônomo.
A reunião contou com importantes lideranças do meio, que buscam alternativas viáveis para a preservação do meio ambiente.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Informações e fotos: SEMA