A leitura é uma das formas que possuímos para a interação com o ambiente em que estamos introduzidos e para a nossa compreensão do mundo. Por esse motivo, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida.
Com isso, a professora da Escola Jorge Eneas Sperb, Gicelle Garcia, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), criou o projeto chamado “Café Literário”, baseado na obra “Poemas Resguardados” do escritor Francisco Gessinger Funari, o objetivo foi desenvolver a capacidade linguística, aprimorar o vocabulário e expandir as habilidades de interpretação e criatividade.
Na tarde desta sexta-feira (07/12), os alunos realizaram a apresentação de uma peça de teatro, sarau de poesias e logo após apresentaram uma dança com a música “Lado a Lado” do compositor Humberto Gessinger/Banda Engenheiros do Havaí (que é tio do escritor).
O público-alvo foram alunos do 1º ao 5º ano da escola Jorge Eneas Sperb, APAE de Tramandaí e Osório e o 5º ano da escola São Francisco.
Com a presença do próprio escritor Francisco, carinhosamente apelidado de Chiquinho pelos alunos, o evento contou com várias declarações de professores e alunos, também foram entregues mimos e logo após aconteceu um lanche.
As crianças fizeram um agradecimento especial à professora Gicelle, relatando a importância da leitura em suas vidas e em como foi satisfatório participar deste projeto tão lindo.
Texto e fotos: Alanna Hanna (ASCOM)