O ginásio da Zona Sul de Tramandaí foi palco de um mais uma etapa do torneio de Câmbio, promovido pelo Grupo Hiperativos.
Participaram nesta edição seis equipes. Na próxima semana, novos grupos irão se encontrar para a segunda etapa dos jogos.
Segundo o Secretário Adan D’Ávila, o Grupo Hiperativos já realizou mais de 14 torneios, representando Tramandaí em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto esteve presente no evento e destacou a organização e a alegria dos participantes: “Parabéns aos integrantes do Grupo Hiperativos da Zona Sul por esse belo e contagiante evento. Nossa saudação especial ao Milton, Laudares, Neide e Adams pela ação que integra pessoas de várias localidades”, completou o Prefeito.
Mas o que é “câmbio”?
O câmbio é um jogo de voleibol adaptado, que faz uso da quadra e da bola de vôlei. Muito jogado na região sul do Brasil, onde foi adaptado por um grupo de professores da UFRGS, UNISINOS, UNILASSALLE, UFSM, UFP, ULBRA e FEEVALE em conjunto com o SESC e prefeituras.
Mas como jogar?
Equipes com 12 jogadores, sendo 9 titulares e 3 reservas.
Tempo: 2 tempos de 15 minutos.
Material: Quadra de voleibol, bola de voleibol e rede em altura de 2,24 m para equipes femininas e 2,43 m para equipes masculinas.
Formação: Cada equipe ocupará meia quadra. Os nove jogadores de cada equipe dispostos na meia quadra, de frente para a rede, ocuparão os espaços demarcados previamente.


Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: Secretaria da Zona Sul:
Pesquisa: Maior de 60.com