A Guarda Municipal de Tramandaí tem acompanhado de perto a intensa movimentação da Beira Rio da Capital das Praias. O local, que após o início do processo de revitalização passou a receber um grande número de moradores e visitantes, também pode se tornar um alvo para vândalos e outros tipos de pessoas mal intencionadas. Os profissionais da segurança estão sempre circulando, inibindo a ação de tais indivíduos.
A Guarda Municipal é parte integrante da Secretaria de Segurança, Direitos Humanos, Transporte e Trânsito, comandada pelo Secretário Claudiomir da Silva Pedro.
Moradores de Rua: A Prefeitura realiza um constante trabalho com aqueles que por algum motivo vivem pelas ruas de Tramandaí. As ações vão desde orientações até mesmo o encaminhamento dessas pessoas para as suas casas, para as suas famílias ou até mesmo abrigos. Muitos, no entanto, se negam a receber qualquer tipo de ajuda e mesmo quando aceitam, acabam voltando para as ruas. Está na Lei, não podemos interferir no direito de ir e vir (O direito de ir e vir está expresso na constituição federal de 1988, que se encontra no artigo 5º, inciso XV: “É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou sair com seus bens. Todo cidadão tem direito de se locomover livremente nas ruas, nas praças, nos lugares públicos, sem temor de serem privados de locomoção”).
A Guarda Municipal tem solicitado que as pessoas não durmam ou façam churrasco nas mini-plataformas de pesca da Beira Rio, para que dessa maneira, não interfiram também no direito de ir e vir de outras pessoas.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: SSDHT-T