O constante crescimento urbano dos últimos anos fez com que uma das grandes preocupações do município de Tramandaí fosse o tratamento dos resíduos, como esgotos e as redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. Quando os efluentes de fontes poluidoras (doméstica, industrial, agropecuária, entre outras) são despejados nos corpos d’água sem tratamento, um grande dano pode ser causado ao meio ambiente e também a saúde humana.
Pensando no desenvolvimento da cidade e no bem-estar da população, Tramandaí está prestes a dar um grande passo no quesito de tratamento de efluentes.
A primeira Estação de Tratamento de Efluentes licenciada pelo município de Tramandaí, será no Campus da UFRGS. Sendo assim, a estação vai trazer um referencial técnico e estratégico para o futuro da cidade, conforme a orientação do órgão municipal que possui profissionais com conhecimentos de sistemas adotados em vários países da Europa.
O sistema instalado na universidade será base científica para outros empreendimentos que poderão ser viabilizados num futuro próximo. Todo efluente do sistema será para reuso com múltiplas finalidades.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente Fernando Campani, o valor do efluente tratado é ambiental e econômico.
Tramandaí se posicionará no futuro como uma cidade que trata problemas com soluções.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Fotos: Secretaria do Meio Ambiente