
Nesta quarta-feira (17/10), ocorreu a avaliação de plano da EMATER deste ano e a programação para 2019 na sede da mesma. São muitas atividades voltadas à cidade de Tramandaí, tais como:
-
Plano Municipal da EMATER em parceria com a Secretaria de Pesca e Agricultura;
-
As emendas parlamentares unidas juntamente com a EMATER;
-
Plano Operativo dos Municípios;
-
Planejamento para o desenvolvimento rural (luz, transporte, saúde e escola);
-
Plano de trabalho validado dentro das parcerias emitidas pela EMATER. Para o acesso de políticas públicas, é necessário a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que tem validade de um (1) ano, em que o processo para ser feito será sempre no mês de abril (necessita bloco do produtor);
-
Cadastro oriental rural (é exigência para a linha de crédito). Cada produtor ou pescador faz seu próprio cadastro;
-
Para manter o seguro social e para políticas públicas municipais (inclusão), a equipe focará no agricultor/pescador com todos os documentos.
A preocupação com o cuidado da natureza sempre será importante, cuidando e trabalhando em prol do meio ambiente. Além disso, avançar para reduzir o uso de agroquímicos, no qual será interessante uma questão de saúde pública.
O plano seguirá à risca a agricultura familiar; gestão de sustentabilidade; suporte para a agricultura (18 famílias por técnico), sendo quatro visitas anuais; associações como sindicados rurais, cooperativas e secretarias; e olericultura e artesanato.
A próxima reunião será na segunda quinzena de março de 2019, em que consistirá na organização no novo plano.
Texto: Vinícius Peres/ASCOM
Foto: Maxwell Bernardes