Considerado o maior evento competitivo de ginástica aeróbica esportiva e danças da América Latina, a Copa Brasil e Sulamericano de Ginástica Aeróbica e Danças 2018 espera número recorde de 1.000 participantes, de oito países, em sua grande festa de 16 anos da LIBRAF e do Sulamericano, dias 17 á 21 de Outubro, em Tramandaí.
Para a competição nas modalidades de Ginástica Aeróbica Esportiva, Hip Hop, Step, Jazz, Danças Latinas, Danças Árabes, Fitness, Pop Dance e free mix, estão confirmados representantes do Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru , Itália e Brasil ( RS, SC, PR, SP, RJ, PA ).
Os melhores nas modalidades de Ginástica Aeróbica e Hip Hop se classificarão para o Campeonato Mundial 2019, que acontecerá no mês de Agosto nos USA na cidade de PHOENIX.
Organizado pela LIBRAF (Liga Brasileira de Ginástica Aeróbica e Fitness), o encontro, aberto ao público, realiza-se no Ginásio Municipal de Tramandaí.
Paralelamente ao evento competitivo, serão realizados workshops e cursos, envolvendo diversas modalidades, com profissionais do mais alto nível nacional e internacional: A Professora Margherita Vasselli ( Itália ) coreografa e participante de diversos clips de dança e gaúcho Girese Zimmer – Jurado no Mundial 2018 e renomes expressão do Jazz e Ginastica Aeróbica Brasileira.
A mostra não competitiva receberá grupos da região e municípios que queiram demonstrar seus trabalhos sem grau de competição fazendo com que o evento torne-se ainda mais familiar.
“Hoje, após uma década de evento, nota-se a integração das várias modalidades em escolas e academias, tornando-as parte do cotidiano na prática física como forma de socialização e educação”, afirma o professor Claudio Franzen , lembrando que os espetáculos integram os profissionais de Educação Física e Dança desde a sua criação. Além disso, a 16ª Copa Brasil e Sulamericano de Ginástica Aeróbica e Danças conta novamente com a parceria de projetos sociais de todo o Estado e a participação de portadores de necessidades especiais, vindos de diversas cidades, nas modalidades de Ginástica Aeróbica e Hip Hop. Conforme o professor são iniciativas que contribuem para a inserção social através do esporte e da expressão corporal, bem como alternativa à prevenção do envolvimento com drogas e a violência.


Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM) / Libraf
Fotos: Libraf