Atualmente no mundo inteiro são consumidos cerca de um milhão de sacos plásticos por minuto. Esse material leva aproximadamente de 100 a 400 anos para se decompor.
Os sacos plásticos estão relacionados a praticidade e ao conforto, porém isso se torna extremamente prejudicial para o meio ambiente, já que geralmente são usados uma vez e logo em seguida descartados. Além de ser um dos principais causadores de entupimento nas passagens de água nos bueiros e córregos, as sacolas plásticas também são grandes responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando prejudicial à vida dos animais.
Pensando nos cuidados com o meio ambiente e a proteção animal, o Presidente da Plataforma Marítima de Tramandaí Helio Claudio De Camillis lançou o Projeto “Mais uma à menos, resulta menos uma”.
O Projeto foi originado a partir de pesquisas de campo feitas pelo próprio idealizador. Foram observados o comportamento de ensacadores e usuários de sacolas plásticas de um determinado estabelecimento comercial com grande volume de compras. A observação também se realizou em comércios onde, na maioria das vezes, as sacolas servem para levar apenas um produto, como em uma farmácia, por exemplo.
O Projeto tem como objetivo reduzir a poluição ambiental causada pelo uso de sacolas plásticas.
Da pesquisa foi constatada a possibilidade da redução significativa do uso desse material no meio ambiente, resultando o Projeto “Mais uma à menos é igual a menos uma”, que para ter sucesso deverá contar com a colaboração de toda a população. Deste modo a ação visa conscientizar consumidores e comerciantes fazendo com que eles coloquem o máximo de produtos em uma sacola. Uma sacola à menos que você leva para casa, possivelmente será uma sacola a menos poluindo o meio ambiente.

Para mais informações entre em contato com a Plataforma Marítima nos seguintes telefones:
(51) 3661-4061 / (51) 3684-3834 – Sede Administrativa
(51) 3661-1390 / (51) 3684-1390 – Sede Social
E-mail – atendimento@plataformadetramandai.com.br
www.plataformadetramandai.com.br
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Imagem: Divulgação