Um belo evento na Câmara de Vereadores de Tramandaí marcou, na noite de segunda-feira (01/10), o início das ações do Outubro Rosa na Capital das Praias. Com um plenário lotado, foram destacadas ações programadas para o mês e também os riscos da doença que deverá registrar entre 2018 e 2019, 600 mil novos casos no Brasil.
A Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, Neusa Rohsig, lembrou a importância da prevenção, pois se detectada de maneira precoce, a doença pode ser tratada com sucesso em inúmeros casos. Disse que a conscientização não deve se resumir apenas ao mês de outubro, mas sim em todos os períodos do ano, para que possamos diminuir o número de casos. Por fim, agradeceu aos presentes e pediu que os parceiros também incentivassem suas companheiras a realizarem os exames preventivos.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Augusto da Silveira Galaschi, usou a tribuna para elogiar o trabalho realizado pela Liga em Tramandaí e fez questão de reforçar a importância do diagnóstico precoce e pediu que os homens tivessem o mesmo empenho e cuidados com a saúde, lembrando já o mês de novembro, caracterizado pelo combate ao câncer de próstata.
A abertura do Outubro Rosa também contou com uma bela apresentação do Coral Municipal de Tramandaí, que é regido pelo Maestro Yimi Walter. Todos os integrantes do Coral e da Liga Feminina de Combate ao câncer foram presenteados pela Vereadora Mana Padilha, uma das idealizadoras do evento na Câmara.
A Prefeitura de Tramandaí esteve representada pela Primeira Dama Lu Conde Gauto, por secretários municípios e servidores em geral.
O evento por completo e as atividades do Outubro Rosa em Tramandaí são organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM.


Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: Felipe Virgilino Machado (Imprensa/Câmara de Vereadores)