
No dia 13 de Junho, houve uma alteração no artigo 2° da Lei 1.339/1997 em que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM, do Município de Tramandaí e institui o Dia Municipal da Mulher. A partir de agora, a nova redação será:
Art. 2º O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será constituído por 05 (cinco) membros representativos da administração pública municipal e 07 (sete) membros representativos de órgãos e entidades da sociedade civil organizada e seus respectivos suplentes.
§ 1º Os Órgãos representativos da Administração Pública Municipal serão os seguintes:
I - um representante do Gabinete do Prefeito;
II - um representante da Secretaria de Educação;
III - um representante da Secretaria da Saúde;
IV - um representante da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social;
V - um representante da Secretaria de Administração;
VI - um representante das Artesãs;
VII - um representante do Clube de Mães;
VIII - um representante da Liga de Combate ao Câncer;
IX - um representante do Sindicato dos Pescadores;
X - um representante da Associação dos Professores Aposentados – APA;
XI - um representante do Grupo da 3ª Idade;
XII - um representante da Comunidade Evangélica.
(...)"
O COMDIM tem por objetivo garantir os direitos das mulheres e combater a violência a partir da promoção de cursos e palestras, com parcerias público-privado. Foi criado no ano de 1997 na gestão do então prefeito Osmani Barbosa, com a competência consultiva, fiscalizatória, normativa e deliberativa, no que se refere às matérias aos Direitos da Mulher. O Conselho goza de autonomia política, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
No dia 13/08, aconteceu a posse da Diretoria. O escalão ficou assim:
-
Adriana Alberche como Presidente;
-
Ethel Haas como vice-presidente;
-
Lauda Cardoso como secretária;
-
Teresinha Silveira como tesoureira;
-
Rosicler Hermes como vogal.
Segundo a presidente, o propósito é dar emponderamento às mulheres e mostrar os seus devidos direitos na participação social. Com isso, o Conselho realiza parcerias entre Secretarias e entidades civis de Tramandaí.
Nessa terça-feira (18/09), ocorrerá o "Brechó Solidário" na Rua Antônio Machado Silveira, número 214, no Bairro Parque dos Presidentes.
“Nós sabemos a importância dessas ações para dar segurança as mulheres, por isso, as políticas são essenciais e merecem apoio. Tramandaí conta com muitas entidades ligadas a essa causa, e nosso dever é aprimorar para erradicar qualquer tipo de violência às mulheres”, afirmou o prefeito Luiz Carlos Gauto.
Texto: Vinícius Peres/ASCOM
Fotos: Vinícius Peres e Maxwell Bernardes/ASCOM