NOTÍCIAS
Esclarecimento sobre a manifestação de Vereadores em relação ao relatório da auditoria do TCE
Publicado em: 11/09/2018
          

Em função das manifestações ocorridas na sessão legislativa da última segunda( 10/09), amplamente divulgadas por notas, áudios e vídeos, em rede social - Facebook e whatsApp -, e site de notícias, cabe informar que:

 

- O documento apresentado e lido, na íntegra, trata-se do Relatório de Auditoria, relativa a 2017 (peça inicial do resultado do exame da gestão e prefeituras e câmaras de vereadores).

 

- Tal relatório é enviado ao Administrador para que apresente seus esclarecimentos, juntando os documentos cabíveis à elucidação dos apontamentos que, em tese, poderão gerar multa ou até ressarcimento ao erário.

 

- NESSA FASE, NÃO HÁ NENHUMA DEFINIÇÃO SOBRE SE AS FALHAS APONTADAS INICIALMENTE SERÃO CONFIRMADAS.

 

- Também nessa etapa podem ser juntados documentos que, eventualmente, não tenham sido entregues pelo Município, ou solicitados pela Equipe de Auditores.

 

- Posteriormente ao novo exame, tendo como base os esclarecimentos e documentos comprobatórios juntados, será emitido um Parecer.

 

- A partir daí, então, em princípio não poderão mais ser anexados documentos e os recursos, em número mínimo de dois, passarão a examinar tão-somente as matérias sob a luz da legislação vigente.

 

- Os esclarecimentos já foram prestados e enviados ao TCE, com inúmeros documentos que comprovam os fatos alegados e, em sua maioria, afastam os apontamentos.

 

- Dessa forma, a afirmação que os documentos lidos e distribuídos na referida sessão plenária são definitivos beira a má-fé e objetiva enganar o povo.

 

- Os relatórios de auditoria, peça inicial da apreciação das contas dos chefes do executivo, são enviados a 100% dos municípios e demais órgão que se submetem à fiscalização do Tribunal de Contas.

 

- No entanto, ao final do processo, o julgamento pelos Conselheiros que compõem o TCE, na grande maioria das vezes, resulta em uma parcela mínima do inicialmente apontado, por falhas remanescentes da auditoria, o que pode demorar alguns anos.

 

- A entrega dos documentos, agora lidos em público, não pode ser negada em face da Lei da Transparência. Porém, o TCE possui Resolução que RECOMENDA NÃO FAZER USO INDEVIDO (POLÍTICO) DO QUE ALI CONSTA.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

ASCOM
Prefeitura Municipal de Tramandaí

 

NOTÍCIAS  RECENTES
    

SIGA-NOS:

     



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h


 
Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
IPTU
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Municipais Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
ITBI
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Dispensa
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços



ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ouvidoria@tramandai.rs.gov.br
ascom@tramandai.rs.gov.br
[51] 98923-0287

Prefeitura de Tramandaí/RS - Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por Setor de TI - PM Tramandaí/RS