
A Prefeitura de Tramandaí, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), promoverá no mês de setembro um projeto piloto para desenvolver conceitos relacionados a física e química na rede municipal de educação, através da fascinante arte da mágica.
O ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. Hoje, os profissionais de mágica, ou ilusionistas, conquistaram o respeito de todo público, independente da idade. As apresentações atuais chamam a atenção pela agilidade das mãos, habilidades com ilusões de ótica e criatividade. A rapidez na execução dos truques faz com que o público se encante e entre na apresentação, se envolvendo e aguçando a curiosidade de quem prestigia esta arte.
A mágica é uma das artes circenses que mais receberam influência dos avanços científicos. Sem eles, até poderia existir, mas certamente não seria da forma como a conhecemos. Por sinal, grande parte dos truques foi criada a partir do estudo da Química e da Física.
Quem não gosta de uma boa mágica? A arte do ilusionismo entretém pessoas de todas as idades, com cartas, bolas, animais, lenços e diversos outros truques que fazem o espectador desacreditar nos números do espetáculo. Então, por que não utilizar a mágica como uma maneira de facilitar a aprendizagem na escola, de uma maneira lúdica?
O projeto apresenta a mágica como um recurso lúdico pedagógico para ensinar alunos e defende que o uso da mágica como ferramenta educacional, em forma de oficina, motiva e aumenta o interesse do aluno em aprender física e química, minimizando as barreiras da aprendizagem. Magia e ciência tem muito em comum.
O conceito de “A MÁGICA NO ENSINO DA QUÍMICA e da FÍSICA” está em trazer o entretenimento para a prática, visando explanar os conteúdos teóricos. Ela tem como ênfase, mostrar para os alunos a relação que o cotidiano pode ter com a Química e com a Física de acordo com os fenômenos químicos e físicos observados nas apresentações.
No ano de 2018, as oficinas serão realizadas nos moldes de projeto piloto, com quatro turmas de oitavo e nono ano da EMEF Nossa Senhora das Dores, entre os dias 12 e 18 de setembro. Mas em 2019, a ideia é expandir o projeto contemplando outras escolas da rede municipal.
Texto e imagem: SMEC.