Representantes do Governo Gaúcho estiveram presentes em Tramandaí na última sexta-feira (17/08), para tratar do Cadastro Único (CADÚNICO) e do Bolsa Família. Na oportunidade, a Capital das Praias foi agraciada com duas grandes notícias.
A primeira delas aponta para a saída de Tramandaí da lista de municípios prioritários, ou seja, todas as metas definidas pelo Governo Federal nos referidos programas foram alcançadas com êxito. A notícia premia os trabalhos das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e Educação e Cultura.
A segunda delas vai de encontro aos resultados obtidos. Tramandaí foi convidada para ser uma das palestrantes do próximo evento do Governo do Estado (ainda com data a ser confirmada), para falar das qualificadas ações realizadas que possibilitaram que o município saísse da linha de atenção especial.
A Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Cristiane Muller disse: “Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. Quando assumimos Tramandaí estava na lista de cidade com prioridade devido a carências e desatualizações e meses depois conseguimos atingir todas as metas. A Unidade Móvel ajudou nesse aumento da atualização do Cadastro Único, do Bolsa Família e nas condicionalidades da Saúde e Educação. Estamos muito contentes e isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Cristiane.
Além dos representantes do Governo Gaúcho, também estiveram presentes por parte da Prefeitura o Secretário da Saúde Luciano Saltiel, a chefe de Gabinete da Educação Ruth Simon, o chefe de Gabinete Marcos Krummenauer, o chefe de gabinete da saúde de Tramandaí Silvano Foreste e o chefe de gabinete da Assistência Social Roger Germano de Jesus.
Cadastro Único: É um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Bolsa família: É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Informações: Ministério da Saúde
Fotos: Maxwell Bernardes / Assistência Social