Na tarde de sexta-feira (13/07), no palco do Festival de Peixes e Frutos do Mar de Tramandaí, foi realizada a final do concurso NA REDE DA POESIA. Foram apresentadas as 10 poesias finalistas do concurso na categoria II, que nesta ano abordo o tema “Olhar, perceber, preservar... lendo a cidade, aprendendo a cuidar”.

Na escrita das poesias os alunos das escolas municipais de ensino fundamental tiveram a oportunidade de expressarem o carinho pela nossa querida Tramandaí, seus pontos turísticos, sua história, seus desafios para se desenvolver, o cuidado que temos que ter com a ela, pra que ela possa ser a cada dia, a melhor cidade para se viver. A cidade que queremos pra nós!

Neste ano, os alunos foram premiados em duas modalidades: Melhor Poesia Escrita e Melhor Declamação de Poesia. Para a premiação da melhor poesia escrita, as 98 poesias selecionadas pelas escolas e inscritas na etapa municipal, foram avaliadas por um corpo de jurados que julgou a qualidade técnica no processo de escrita das poesias. Dessas 98 poesias, foram selecionadas apenas 10 poesias da categoria II, que contemplaram alunos de 8º e 9º ano.

E a outra modalidade, que foi a novidade deste ano, foi a premiação para a melhor declamação de poesia. Nesta modalidade, o autor pôde apresentar sua poesia, ou indicar algum colega da escola para apresentar em seu lugar. Assim, nesta modalidade, quem foi premiado foram os alunos que fizeram a melhor declamação da poesia.
Outra grande novidade deste ano, é que todos os 98 autores das poesias selecionadas pelas escolas para a etapa municipal receberam uma medalha de semifinalista, isso mesmo, todos receberam uma linda medalha de participação no concurso, mesmo não tendo apresentado a sua poesia na final.

Os 10 finalistas do concurso receberam um certificado de menção honrosa pelo seu destaque em ter chegado a final do concurso ficando entre as 10 melhores poesias. Além do certificado todos os 10 receberam medalhas de finalistas. E os três primeiros colocados, receberam além da medalha de 3º, 2º e 1º lugar, receberam também um lindo troféu!

Os alunos que fizerem as três melhores declamações das poesias finalistas, receberam uma linda placa em sua homenagem. Além disso, a escola na qual estuda o autor da melhor poesia escrita, também levou um lindo troféu de escola campeã na categoria de 8º e 9º ano, como forma de recordação deste projeto promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Foram jurados na final do concurso Na Rede da Poesia, as seguintes personalidades:
# O escritor, ator e empresário, Jorge Luís Martins, patrono da 16a Feira do Livro de Verão de Tramandaí;
# O escritor e presidente da Academia de Escritores do Litoral Norte, Fabian Mariotti;
# Isabella Nunes, 1ª Prenda Juvenil da 23a Região Tradicionalista do Estado.
Os premiados da Categoria II foram:
MODALIDADE MELHOR POESIA ESCRITA
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🥇1º LUGAR:
Aluna autora: Maria Eduarda Santos Rocha
Escola: EMEF Thomaz José Luiz Osório.
Título da poesia: O respiro do presente.
Ano escolar: 9º ano
Profª de Língua Portuguesa: Terezinha Pizoni Marques Ribeiro
🥈2º LUGAR:
Aluno autor: Carlos Henrique Amigone Pereira
Escola: EMEF General Luiz Dêntice.
Título da poesia: Cuidado e Beleza: Uma balança.
Ano escolar: 8º ano
Profª de Língua Portuguesa: Bárbara Cristina Damaceno Refosco
🥉3º LUGAR:
Aluno autor: Matheus Gonçalves Nunes
Escola: EMEF Dom Pedro I.
Título da poesia: Tramandaí é emoção.
Ano escolar: 8º ano
Profª de Língua Portuguesa: Eva Algayer
MODALIDADE MELHOR DECLAMAÇÃO DE POESIA
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🏆
🥇1º LUGAR:
Aluna declamadora: Maria Eduarda Santos De Oliveira.
Escola: EMEF Indianópolis.
Título da poesia: Tramandaí, capital das praias.
Ano escolar: 8º ano.
Profª de Língua Portuguesa: Margarete Korf Gaspar.
🥈2º LUGAR:
Aluna declamadora: Michele Siani Vogel Simsen.
Escola: EMEF Dom Pedro I.
Título da poesia: Eu vejo Tramandaí.
Profª de Língua Portuguesa: Eva Algayer.
🥉3º LUGAR:
Aluna declamadora: Maria Eduarda Santos Rocha
Escola: EMEF Thomaz José Luiz Osório.
Título da poesia: O respiro do presente.
Ano escolar: 9º ano
Profª de Língua Portuguesa: Terezinha Pizoni Marques Ribeiro
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a todos que prestigiaram este lindo concurso, agradecendo também as escolas, as equipes diretivas, as supervisoras, as orientadoras, as professoras de língua portuguesa e demais professores, que motivaram seus alunos a escreverem lindas poesias e refletirem sobre esse importante tema. Todos são vencedores!
Texto e Fotos: SMEC