Uma cerimônia marcada pela emoção. Assim foi a inauguração na última sexta-feira (13/07), da Escola de Educação Infantil José da Silva Amaral.

Com o local completamente lotado, autoridades do município e familiares de Amaral, que dá nome a escola, prestaram suas homenagens e destacaram a qualidade da instituição.
A abertura foi feita pela Banda Municipal, comandada pelo Maestro Henrique Lemos. Na sequência, alunos da nova escola fizeram uma apresentação lindíssima para os presentes.

A Secretária de Educação e Cultura, Professora Alvanira Gamba não conteve as lágrimas durante sua fala. Lembrou dos momentos que passou ao lado de Amaral e sua família, na busca pela excelência no ensino. Ela completou exaltando que o bairro São Francisco precisava muito dessa escola. Além de contemplar a comunidade com mais vagas, o município também atinge a Meta 1 do Plano Municipal e Nacional de Educação que é atender todas as crianças de 4 e 5 anos (Universalizar).

O Prefeito Luiz Carlos Gauto também fez questão de homenagear José da Silva Amaral, citando que quando muitas pessoas sonham juntas, esse sonho se torna realidade. Lembrou que muitas pessoas não acreditavam que essa parceria com a entidade “Cidade das Flores” daria certo. Hoje, Tramandaí conseguiu reduzir custos, pois não comprará mais vagas devido às 200 novas abertas na nova instituição. Ele ainda lembrou que em breve uma nova escola será inaugurada na Avenida Flores da Cunha, essa com capacidade para cerca de 300 alunos, também nos mesmos moldes da parceria atual. E nos próximos meses, o Bairro Indianópolis também será contemplado com uma Escola de Educação Infantil. “Quando assumimos a Prefeitura, havia uma carência de cerca de 600 vagas na rede de ensino. Hoje nós estamos zerando essa lista de espera”, completou.

Também estiveram presentes O vice-prefeito Flavinho Corso, a Primeira Dama Lu Gauto, o Presidente da Câmara de Vereadores Antonio Augusto da Silveira Galaschi, Vereadores Clayton Ramos, Leandro Silva dos Santos e Marcelo Berneira, além de Secretários e representantes do Grupo Cidade das Flores de Canela.

A Escola:
- Escola José da Silva Amaral;
- Localizada na Rua Castro Alves (Bairro São Francisco II)
- Diretora: Michelle Thiesen;
- Coordenadora pedagógica: Silvia Varela;
- Supervisora Educacional: Adriana Spaniol;
- Atendimento: 100 alunos (Integral) / 200 (Meio turno).

A Associação: A ASSOCIAÇÃO - A AECF (Associação Educacional Cidade das Flores) é uma entidade sem fins lucrativos, filantrópica, que iniciou suas atividades na cidade de Ivoti/RS, visando o atendimento das crianças em suas necessidades básicas durante o período da primeira infância. A Associação fundada em 02/05/2013, por um grupo de pessoas da comunidade e empresários da cidade de Ivoti e Canela dedicou-se prioritariamente ao cuidado e a educação de crianças em Creches e Pré-escolas.
Unidades de Ensino: As unidades de Educação Infantil mantidas pela AECF privam pelo atendimento integral das crianças da faixa etária de quatro meses a seis anos incompletos, em unidades educacionais com excelente infra estrutura física e funcional. As escolas da associação mantém uma Equipe Pedagógica com profissionais habilitados, Professores Graduados, Direção, Serviço de Supervisão Pedagógica e Acompanhamento Nutricional. As instituições de ensino têm Proposta Pedagógica própria, Planos de Estudos e são regidas por Regimento Escolar. Os alunos são atendidos na escola em tempo integral no horário das 6h30min às 18hrs, numa rotina diária de atividades que envolvem o cuidado e a educação, cinco refeições diárias, oficinas pedagógicas de Psicomotricidade, Artes, Música e Literatura, e projetos pedagógicos estabelecidos para cada ano letivo.
Entidades Conveniadas - Os recursos da Associação são provenientes de convênios com entidades públicas e ou doações e são integralmente aplicados nos objetivos institucionais, visando excelência no atendimento prestado. A associação auxilia o poder púbico municipal a dar conta da grande demanda por vagas em escolas de educação infantil, com a abertura de novas vagas em escolas infantis locais, através de convênio firmado entre entidades públicas e conveniadas, garantindo o acesso com qualidade dos alunos à Educação Infantil na primeira etapa da Educação Básica. As entidades conveniadas seguem a lei 8666/93 e as bases curriculares nacionais para a Educação Infantil e são contempladas pelo FUNDEB por serem entidades filantrópicas, e ou sem fins lucrativos. Para o repasse de recursos via FUNDEB, é necessário que os alunos estejam cadastrados no Educacenso.
Funcionamento do Convênio: A Prefeitura Municipal repassa um valor mensal por aluno a título de manutenção deste na rede conveniada, contudo 80% da verba repassada retorna aos cofres públicos municipais através do repasse anual do FUNDEB. Dos valores mensalmente recebidos pela associação a título de serviços prestados, 70% é destinado a pagamento e encargos trabalhistas e ou tributários, e 30% é destinado manutenção dos custos da escola (Alimentação, Água, luz, telefone, aluguel, manutenção, reformas, material pedagógico, móveis e utensílios necessários para o funcionamento). A seleção das vagas é feita pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através de encaminhamento de vagas a instituição de ensino, seguindo a lista de espera do município.

O homenageado:
O nome da Escola é uma homenagem ao empreendedor José da Silva Amaral. Ele nasceu no Estado do Rio de Janeiro em 1956. Em 1995, na cidade de Ivoti/RS, investiu e acreditou na importância da Educação Infantil criando uma “Creche” de turno integral para atender sua filha e também as mães do setor calçadista local. Em outubro de 1998, inaugurou uma Escola de Educação Infantil em prédio próprio e moderno com capacidade para 250 crianças, conveniada com empresas do ramo calçadista local. Em 02/05/2013 na cidade de Ivoti, fundou a AECF (Associação Educacional Cidade das Flores), com um grupo de pessoas das comunidades de Ivoti e Canela. Entidade voltada à filantropia e sem fins lucrativos, a AECF passou a dedicar-se prioritariamente ao cuidado e a educação de crianças em Creches e Pré-escolas de zero a cinco anos de idade e em tempo integral, visando o atendimento das crianças no período da primeira infância.
Também fez parte do Orbis Clube Várzea Grande, foi fundador e Presidente do Orbis Clube Canela, entidade que auxilia comunidades carentes de forma voluntária, além de atuar na diretoria do Centro Social Padre Franco, também de forma voluntária. Destacou-se na cidade de Canela em 2014, onde, como Superintendente da AECF implantou a primeira escola de Educação Infantil conveniada ao município, recebendo recursos federais e atendendo 711 alunos da rede pública de ensino, após a entidade ser vencedora em tramite de licitação.
No ano de 2017, como Presidente da AECF, expandiu as atividades da entidade para cidades como Três Cachoeiras e Tramandaí para o atendimento de 400 alunos através de convênio firmado por Chamamento público. Como Superintendente e Presidente da AECF, acreditou e expandiu de forma expressiva o campo de atuação da entidade, atendendo uma grande demanda de alunos, porém, sempre se preocupando com a excelência das estruturas físicas e funcionais das escolas implantadas, mantendo e preservando a qualidade educativa em primeiro lugar. José Amaral deixou-nos aos 61 anos, no dia 11/12/2017.


Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Informações: Cidade das Flores / Secretaria de Educação e Cultura de Tramandaí
Fotos: Vitória da Silva (ASCOM)