
Ministério da Saúde/Divulgação
Tramandaí estará realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo entre os dias 06 a 31 de agosto, tendo como dia “D” de divulgação a mobilização nacional 18 de agosto.
A meta é atingir, no mínimo, 95% do público-alvo na cidade de Tramandaí, que são crianças de 1 (um) ano a 4 (quatro anos 11 meses e 29 dias). Vacina tríplice viral, pessoas de até 49 anos de idade deverão vacinar-se.
Pontos de vacinação:
-
ESF São Francisco I;
-
ESF Parque dos Presidentes;
-
UBS São Francisco II;
-
ESF Tiroleza.
Sendo assim, o Prefeito Luiz Carlos Gauto afirmou que a administração municipal trabalhará de forma integrada para diminuir os riscos e a possibilidade de reintrodução destas doenças no Município de Tramandaí.
PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE E LEVE A CADERNETA DE VACINAÇÃO!
👉O que é a Poliomielite?👈
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino. Apesar de que ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em vários casos, de sete a doze dias.
Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra. A transmissão do vírus da poliomielite se dá por meio da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são imprópria. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença. O Poliovírus também pode ser dispersado por contaminação da água e de alimentos por fezes. A doença também pode ser transmitida pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
A maior parte das infecções apresentam poucos sintomas ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas, insuficiência respiratória e até levar à morte.
👉O que é o Sarampo?👈
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas apresentados são: febre acompanhada de tosse, irritação ocular e corrimento do nariz. Depois destes sintomas, normalmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que empalham-se em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Depois, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por muito tempo no ambiente, especialmente em locais fechados com pouca corrente de ar. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite. Dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Texto: Vinícius Peres/ASCOM e FIOCRUZ