NOTÍCIAS
Tramandaí receberá recursos da Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental
Publicado em: 23/03/2018
          

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

O Governo do Estado deve repassar aos municípios ainda no primeiro semestre deste ano, os recursos da Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental (TCFA). 
O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz se reuniu nesta quinta-feira (22/03) com representantes de setores ambientais do Estado para estabelecer os critérios que orientarão o repasse, aos municípios gaúchos. Ficou acertado que o Estado, já no mês de maio, dará início ao repasse dos valores decorrentes da Taxa. O Governo e Federação das Associações dos Municípios irão elaborar um guia de orientação a todos os municípios destinatários da taxa acerca de como acessá-la e das obrigações relacionadas. O fato é objeto de investigação em Inquérito Civil que trata do tema na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. 
Atualmente, diversos municípios cumprem a Lei N.º 13.761 no país inteiro para garantir que os recursos financeiros fiquem para a gestão municipal, porém o Estado recebe o recurso e não repassa a parcela devida.
A Lei obriga que, empresas poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais tenham um Cadastro Técnico das atividades, registro obrigatório e sem qualquer ônus, de recursos naturais ou à extração, à produção, ao transporte e à comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e da flora. Pessoas físicas e microempresas de pequeno e médio potencial/grau são isentas do pagamento da taxa.
Participaram da reunião, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama no RS, a Secretária Estadual Adjunta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maria Patrícia Mollman; a superintendente do Ibama no RS, Cláudia Pereira da Costa; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Maurício Fernandes; e a Assessora Jurídica da Famurs, Marion Luiza Heinrich.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente de Tramandaí Fernando Campani, a taxa deve vir a partir do mês de maio, para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor aproximado de R$ 100 mil ao ano.
 
 
NOTÍCIAS  RECENTES
    

SIGA-NOS:

     



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h


 
Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
IPTU
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Municipais Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
ITBI
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Dispensa
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços



ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ouvidoria@tramandai.rs.gov.br
ascom@tramandai.rs.gov.br
[51] 98923-0287

Prefeitura de Tramandaí/RS - Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por Setor de TI - PM Tramandaí/RS