O Secretario da Fazenda, Cristiano Rambo Dias, fez um resumo das metas, serviços e objetivos da sua secretaria.
O secretário explicou sobre a entrega dos carnês de IPTU 2018, que aconteceu uma licitação onde o Banco do Brasil ganhou e ficou responsável pela emissão dos mesmos, e após entregaram para a prefeitura para que enviasse aos correios para finalmente entregar para o contribuinte.
Hoje o Banco do Brasil é o único banco credenciado para receber o IPTU em seus caixas eletrônicos aceitando cartões de outras instituições, o Banrisul também é uma opção. Estas e outras informações o contribuinte tem acesso no site na prefeitura: http://www.tramandai.rs.gov.br. Muitas pessoas solicitaram seus carnês via email ou por telefone e todas foram atendidas. Existiram casos de não localização porque os cadastros estão desatualizados, então o secretário solicita que todos venham fazer a atualização de seus dados.
Com o aumento do número de contribuintes no verão, na parte do ITBI e Fiscalização Tributária o setor trabalhou em dois turnos, o que resultou num aumento de arrecadação positiva para o município. Desde o início de março a secretaria da fazenda está com novo horário das 12h30 às 18h30, para facilitar e adequar-se aos horários dos usuários.
Outra dúvida é sobre a emissão dos carnês de IPTU para o próximo ano e ITBI, segundo Rambo duas pessoas vão atender exclusivamente o ITBI e uma pessoa exclusiva para atender cadastro, com apenas uma senha o solicitante resolverá as duas situações sem precisar voltar para a fila.
Próximos passos da Fazenda, para melhorar o atendimento será a revisão cadastral dos contribuintes da cidade, hoje mais de 40% não tem o CPF cadastrado no sistema dificultando a emissão da guia de IPTU via boleto bancário. Por este motivo dos 49 mil carnês enviados, sete mil retornaram por falta de atualização de dados.
O calendário fiscal do município é o mesmo por duas décadas, sendo de 1º à 31 de janeiro com desconto de 10% e de 1º à 28 de fevereiro desconto de 5% sendo assim a atualização facilitará para que as guias sejam impressas pelo site como qualquer conta exemplo (água, luz, telefone).
A arrecadação ficou acima da média de outros anos, IPTU, ITBI e Fiscalização Tributária em torno de 12 milhões.
Para 2018, algumas novidades que irão agilizar e melhorar o atendimento, segundo Rambo, no mês de abril será iniciada a Escola Fazendária – um curso de qualificação a todos os integrantes da secretaria para melhor atender o contribuinte. Além disso, o Balcão Imobiliário, que visa dar mais agilidade, para atender diretamente o corretor de móveis e a Nota Fiscal Eletrônica que está em fase de ajustes.
Com relação ao carnê de IPTU uma maior agilidade para que em novembro já esteja disponível no site. O recadastramento será feito mediante apresentação de uma conta de luz e RG ou procuração.
Para finalizar, a prefeitura de Tramandaí por intermédio da Secretaria da Fazenda tem a intenção de buscar e Implementar medidas de capacitação continuada e de melhoria das relações humanas, buscando a satisfação e a efetividade no trabalho.
Para maiores informações ou esclarecimentos de dúvidas operacionais do site favor contatar através do telefone (51) 3684-9079/3684.9031 ou pelo e-mail comprovanteiptu@tramandai.rs.gov.br