
Na manhã desta segunda-feira (05/03) foi inaugurado pelo Prefeito Luiz Carlos Gauto da Silva o Centro de Educação Continuada localizado no primeiro andar da Farmácia Municipal no bairro São Francisco I.
O CEC está ligado a Secretaria Municipal de Saúde e foi idealizado de acordo com as diretrizes balizadoras da Atenção Primária em Saúde, visando proporcionar um espaço adequado para a capacitação de profissionais ligados, principalmente a atenção primária ou básica.
Um espaço adequado para a realização de treinamento de equipes, palestras, cursos e reuniões, visando a evolução contínua de todos os atores e colaboradores na nobre missão de buscar na sua atuação, no seu cotidiano profissional, a promoção da saúde da comunidade de Tramandaí e da Região.
O centro teve origem no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, PMAQ, na ordem de R$100.000,00 (cem mil reais). Só para constar que este valor é referente ao recurso que não havia sido investido para este objetivo no exercício de 2016, somando com valores recebidos em 2017, onde a administração conseguiu idealizar e buscar através de esforços este espaço. O Centro de Educação Continuada representa mais um importante passo na busca da consolidação de um sistema de saúde mais eficiente, eficaz, resolutivo e, sobretudo humanizado, a disposição da nossa comunidade.
Segundo Gauto, a importância dos agentes de saúde vai além da prevenção, todos tem a responsabilidade em levar a informação correta para as famílias que visitam.
Além dos candidatos classificados, estavam presentes na inauguração o vice-prefeito Flávio Corso Júnior, representando o Presidente da Câmara de Vereadores – o vereador Marcelo Berneira, o Delegado Regional de Saúde Cláudio Paranhos, o Gerente de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição Antônio Fernando Selistre, a vice-presidente do Instituto Municipal de Saúde da Estratégia da Família de Porto Alegre enfermeira Livia Faller,secretários, vereadores e assessores.
Os novos Agentes Comunitários de Saúde participam nesta semana de um curso introdutório. A primeira palestra foi realizada pela enfermeira Livia Faller, com o tema a “Importância do Agente Comunitário de Saúde na Qualificação da Atenção Básica do município”.