
A Secretaria do Meio Ambiente, lançou hoje (23/01) em parceria com o Sesc e a empresa LOGSUL, para a coleta de óleo de cozinha em comércios de Tramandaí.
Os estabelecimentos licenciados pela prefeitura receberão garrafas ou tonéis para depositar o óleo, que será recolhido pela empresa a fim de torná-lo reciclável, onde poderá ser transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.
O despejo de óleo na pia dos comércios, além de causar danos ao meio ambiente causa prejuízos financeiros. O produto entope a rede de esgotos, mas o maior prejuízo é quando esse óleo chega aos rios. Por não se misturar com a água cria-se uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, retardando o crescimento dos vegetais e comprometendo a base da cadeia alimentar aquática causando a morte de peixes e plantas.
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida. Se for para a rede de esgoto, o óleo também encarece o tratamento dos resíduos em 45%.
A Casa do Sesc, Central de Veiculos da Prefeitura e a Secretaria da Zona Sul também terão um ponto de concentração do óleo recolhido, além da Secretaria do Meio Ambiente, no 5º andar da prefeitura.
Moradores e veranistas de Tramandaí também podem coletar o óleo de cozinha em garrafas pet e entregar na Secretaria do Meio Ambiente, 5º andar da Prefeitura.