
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura, estará realizando dois sábados por mês, exames de mormo e anemia infecciosa nos cavalos de Tramandaí.
No próximo sábado, 27 de janeiro, o veterinário Luciano Misael Maieski estará no Curral Municipal, localizado na Rua Angelica Dihl, 593, bairro Humaitá, colhendo o material, das 8h às 19h.
Os exames terão o custo de R$ 40,00 cada um, que serão pagos no ato, para serem enviados ao laboratório.
A Prefeitura disponibilizará o veterinário para colher o material e os exames terão um custo baixo para que todos os proprietários de animais possam realiza-lo.
Os proprietários deverão levar o comprovante de residência para fazer o exame.
O Mormo ou lamparão é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urina ou fezes.
A anemia infecciosa equina (AIE) é uma afecção cosmopolita dos equídeos, causada por um RNA vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda.
Mais informações pelo telefone (51) 3684-9075 ou (51) 99720-0381