Na terça-feira (16/01) a Secretária de Assistência Social Cristiane Muller, participou do aniversário de 50 anos do Conselho Estadual de Cultura, em Porto Alegre.
No evento, aconteceu o lançamento da Exposição Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães.
O município de Tramandaí irá receber a exposição, além de alguma das 50 atividades culturais descentralizadas pelo estado, que ocorrerão em comemoração ao cinquentenário do conselho.
Josué foi uma das figuras mais atuantes no jornalismo gaúcho no século XX, tendo trabalhado como repórter, editor, correspondente internacional, ilustrador e colunista em jornais influentes como o Diário de Notícias, A Hora, Folha da Tarde, Zero Hora e Folha de São Paulo.
Na literatura, descoberta por ele apenas no fim dos anos 1960, Josué compôs, por meio de livros como Camilo Mortágua, Tambores silenciosos e Dona Anja e da trilogia inacabada A ferro e fogo, um fiel retrato da sociedade da qual foi observador implacável.
A exposição foi montada originalmente em 2016, na Universidade de Passo Fundo, que sedia a cada dois anos, a Jornada Literária de Passo Fundo, da qual Josué foi um dos principais colaboradores. Na mostra, estão, por exemplo, a máquina de escrever de Josué Guimarães e os originais de A Ferro e Fogo, É tarde para saber e As muralhas de Jericó. O primeiro livro do autor, Os ladrões, e o esboço da capa da obra Um corpo estranho entre nós dois também fazem parte da exposição. Além disso, há preciosidades, como cartas trocadas entre Josué e o escritor Érico Veríssimo.