
A Prefeitura de Tramandaí, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, elaborou um anteprojeto de pesquisa para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que propõe investigação sobre a qualidade, quantidade e logística dos resíduos sólidos urbanos da cidade.
Segundo o Secretário Fernando Campani, o objetivo da pesquisa é conhecer a amplitude do lixo e orientar a gestão municipal, gerando informações fundamentais, tais como análises gravimétricas dos resíduos domésticos e seu potencial relativo como Commodity.
"A geração de trabalho e renda com a reciclagem dos resíduos sólidos, deve ser uma das metas associadas ao benefício ambiental. E não podemos tratar o tema com viés exclusivamente assistencialista. Hoje não é mais assim", afirmou o secretário.
A gestão dos resíduos sólidos deve abrir novos nichos de serviços em consequência das obrigações dos geradores e exigências técnicas ambientais de beneficiamento.
No dia 8 de janeiro, a UFRGS e a prefeitura, assinam termo de cooperação que garantirá a formalidade das ações.
O convênio é um instrumento que viabilizará ações sobre vários temas e com todas as secretarias da administração municipal.