A Brigada Militar de Tramandaí realizou nesta quinta-feira (30/11), a solenidade de formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência), na Câmara de vereadores de Tramandaí. Ao todo, foram contempladas neste segundo semestre do projeto, 88 crianças, das escolas Indianópolis, General Luiz Dêntice e Erineo Scopel Rapaki.
O programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992, a qual tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Em seguida, no ano de 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo (PMESP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla PROERD. Daí em diante, o PROERD se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país.
É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pelas Polícias Militares, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes, a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar cidadãos conscientes dos malefícios das drogas, e menos propensos aos efeitos da violência.
Os alunos das Escolas receberam certificados de conclusão do programa. A Soldado Joisabel da Rosa, instrutora do PROERD em Tramandaí, juntamente com os alunos fizeram o juramento do programa. “Prometo, resistir as drogas e a violência, para o bem do Rio Grande do Sul e do Brasil.”
Os alunos das três escolas, durante o desenvolvimento do programa, escreveram uma redação de forma individual com o seguinte tema proposto: “O que entendem por drogas e violência e quais foram as experiências que obtiveram com a realização do PROERD?”. Todos os alunos receberam uma medalha, dois alunos foram premiados com uma bicicleta e duas alunas com um tablet.
O mascote do PROERD, Leão Daren, fez uma coreografia da música do programa, com os alunos formandos.
Estiveram presentes o Prefeito Luiz Carlos Gauto, o Comandante do CRPO do Litoral, Coronel Ricardo Fraga, o Capitão Tenente Agente da Capitania dos Portos, André Luis da Silva, o Tenente da 3ª Cia de Tramandaí Robson Minuci, a Capitã Rubia Bruck, o Presidente da Câmara de Vereadores Clayton Ramos, o Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte, Claudiomir da Silva Pedro, a Secretária de Educação Alvanira Ferri Gamba, o representante do Consepro Zona Sul, Adair Pereira, pais e professores.