A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Vigilância Sanitária concluiu o relatório da ação realizada na comunidade da Portelinha, nos dias 13 e 14 de novembro, que gerou diversos serviços, promovendo saúde e cidadania às pessoas que ali vivem.
A vigilância epidemiológica aplicou cerca de 120 vacinas, entre elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Tríplice Viral e Varicela. Além disso, foram feitas 64 verificação de pressão e 49 verificações de valores glicêmicos no local.
Já a vigilância sanitária realizou dedetizações, a fim de eliminar o surto de bicho de pé e carrapato do bairro.
O canil municipal atendeu 245 animais, que receberam atendimento do veterinário e vacinas. Na oportunidade, foi realizado agendamento para castração de 187 animais, que serão feitas no canil conforme atendimento de demanda.
A Vigilância Ambiental em Saúde foi até o local para visitar todos os domicílios do bairro, orientar e eliminar os focos de mosquito Aedes Aegypti. Também foi feito um levantamento populacional no bairro, com intuito de planejar futuras políticas de saúde pública no local.
A Secretaria da Assistência Social distribuiu inúmeras peças de roupas e proporcionou através de parceria com o Senac, cortes de cabelo a população. Foi feito também pesagem das crianças e cadastro do programa Bolsa Família. O Projeto Tramandaí Inclusiva e Produtiva proporcionou filmes e palestras para os moradores.
Os profissionais de higiene bucal deram orientação sobre a importância da escovação e distribuíram pastas e escovas de dentes.
Nestes dois dias, as Secretaria da Saúde e da Assistência Social atendeu cerca de 800 pessoas, levando o serviço ofertado pela Prefeitura mais próximo da comunidade.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto, o vice-prefeito Flavio Corso Junior, secretários e assessores estiveram presentes na ação.