
Foi realizada entre os dias 9 e 15 de outubro a 15ª Copa Brasil e Sulamericana de Ginástica Aeróbica e Danças, no Gigantinho, em Tramandaí.
O evento recebeu atletas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela para competições, workshops, cursos e espetáculos e comemorou 15 anos da Liga Brasileira de Aeróbica e Fitness (LIBRAF) e do Sulamericano.
A Copa possui 11 modalidades: Ginástica Aeróbica, Hip Hop, Step, Jazz, Danças Latinas, Danças Árabes, Fitness, Aero Dance, Pop Dance, Free Mix e Reggaton. Dentro de cada modalidade, possui categorias Baby, Infantil, Juvenil, Adulto, Grupo, Trio, Duo, Solo, Feminino, Masculino, entre outras.
Os melhores nas modalidades de Ginástica Aeróbica e Hip Hop se classificaram para o Campeonato Mundial 2018, que acontecerá no mês de Agosto nos Estados Unidos.
Além disso, a Copa contou com a parceria de projetos sociais de todo o Estado e a participação de portadores de necessidades especiais, vindos de diversas cidades, nas modalidades de Ginástica Aeróbica e Hip Hop. Conforme o professor Claudio Franzen, são iniciativas que contribuem para a inserção social através do esporte e da expressão corporal, bem como alternativa à prevenção do envolvimento com drogas e a violência.
O Brasil participou de 6 modalidades, encerrando a competição com 37 atletas vencedores.
A delegação da Argentina foi a que ganhou mais medalhas, participando de todas as modalidades e com 79 atletas vencedores. O Uruguai ficou em 3ª lugar, participando também de todas as categorias, com 49 atletas premiados. Já o Paraguai entrou em 2 categorias, tendo 5 atletas premiados.
A Venezuela não venceu nenhuma categoria.