Alunos das turmas de oitavo e nono ano das Escolas Dom Pedro I, Erineo Scopel Rapaki, Marechal Castelo Branco, Nossa Senhora das Dores, São Francisco de Assis, Suely Vacari Osório e Thomaz José Luiz Osório, participaram na última terça-feira (26/11), de mais uma edição do “Arena Geração”.
Realizado nas dependências do SESI de Cachoeirinha, esta é uma etapa integrante do Programa Geração Consciente, onde as sete escolas foram classificadas competindo com mais de 500 instituições de ensino fundamental e médio do estado.
O Programa Geração Consciente é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Secretaria Estadual de Educação, Programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com as secretarias municipais de saúde e secretarias municipais de educação.
Trata-se de um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, que visa promover uma série de atividades durante o ano letivo. Por meio de ações de informação e educação em saúde, o Geração Consciente aposta no diálogo e na reflexão crítica para gerar consciência sobre alguns dos principais desafios que os adolescentes vivenciam.
Para participar do “Arena Geração” foram selecionadas 150 escolas que obtiveram as maiores pontuações no decorrer do Programa. Essa etapa é considerada a mais divertida, onde os alunos assistem atrações e participam de jogos e brincadeiras que testam os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo que abordou durante o ano os seguintes temas: sentimentos e emoções, estigma, discriminação, violência e bullying, saúde sexual e reprodutiva. Os alunos vivenciaram um dia intenso, lúdico que fortaleceu vínculos, o senso de pertencimento e autocuidado.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Imagens/Informações: SMEC
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Responsável Técnica: Alanna Hanna - Registro Profissional 16474/RS