NOTÍCIAS
Transpetro e Ceclimar Investem em Projeto para Preservar Pesca Cooperativa com Botos no Rio Tramandaí
Publicado em: 05/11/2024
          

 

A Transpetro, em parceria com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), do Campus Litoral Norte (CLN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o apoio da Prefeitura de Tramandaí, retomou o Projeto Botos da Barra do Rio Tramandaí (RS). A iniciativa visa preservar a pesca cooperativa entre pescadores artesanais e os botos-de-Lahille, uma espécie de golfinho ameaçada de extinção.

Os secretários de Meio Ambiente, Fernando Leandro Borges, de Pesca e Agricultura, Jorge Ricardo, e de Turismo, Anderson Jesus André, prestigiaram a cerimônia de lançamento da nova fase do projeto, realizada na última semana nas dependências do Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra (TEDUT).

Com um investimento previsto de R$ 950 mil nos próximos três anos, essa ação socioambiental promove uma rara interação de cooperação entre humanos e animais: os botos cercam os cardumes de tainha usando a ecolocalização e sinalizam aos pescadores o momento ideal para lançar as redes. Assim, os pescadores garantem sua pesca e geração de renda, enquanto os botos aproveitam os peixes que se desorientam e escapam das redes.

O projeto, com convênio até 2027, também dará ênfase à educação ambiental, voltada para escolas e a comunidade, destacando a importância da alimentação de qualidade e o valor cultural e imaterial da pesca com botos.

A área de estudo será expandida para incluir o Sistema Lagunar Tramandaí-Armazém e as águas costeiras próximas à Barra, aumentando o alcance e o impacto das medidas ambientais e de conscientização.

A Pesca Cooperativa:

A pesca cooperativa é uma prática rara no mundo, encontrada apenas no sul do Brasil e em partes do sul e sudeste asiático, como Índia e Myanmar. Transmitida entre gerações, essa tradição existe na Barra do Rio Tramandaí há pelo menos 120 anos, com os comportamentos sendo aprendidos e propagados entre pescadores e botos. Atualmente, 13 botos residem na Barra e participam da pesca cooperativa.

Sobre a Transpetro

A Transpetro, maior subsidiária da Petrobras e maior empresa de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, opera 48 terminais, cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, atendendo uma carteira de mais de 160 clientes do setor de óleo e gás, incluindo distribuidoras e a indústria petroquímica.

 
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem/Informações: Transpetro
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Responsável Técnica: Alanna Hanna - Registro Profissional 16474/RS
NOTÍCIAS  RECENTES
    

SIGA-NOS:

     



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h


 
Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
IPTU
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Municipais Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
ITBI
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Dispensa
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços



ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ouvidoria@tramandai.rs.gov.br
ascom@tramandai.rs.gov.br
[51] 98923-0287

Prefeitura de Tramandaí/RS - Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por Setor de TI - PM Tramandaí/RS