Desenvolvimento: Prefeitura encaminha solicitação para instalação de Porto Seco em Tramandaí
Publicado em: 24/10/2024

A Prefeitura de Tramandaí, por meio das Secretarias de Administração, Fazenda e Procuradoria Jurídica, encaminhou a solicitação de apoio para a instalação de um Porto Seco no Município.

O documento foi entregue na última semana em Porto Alegre ao Vice-Governador Gabriel Souza, durante o ato de celebração do contrato de adesão do Porto Meridional de Arroio do Sal que deve contar com uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender à crescente demanda do comércio internacional e facilitar o transporte de cargas.

O evento contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do Secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

O projeto, desenvolvido pela Secretária de Administração, Patrícia Beck e pelo Secretário da Fazenda Andrew Carvalho Pinto, conta com o apoio da advogada da Procuradoria Geral do Município, Carlota Bertoli.

O Porto Seco é uma infraestrutura utilizada para simplificar as operações logísticas de importação e exportação. Ele é caracterizado por ser um recinto alfandegado localizado em zonas fora dos portos marítimos e aeroportos.

Portos Secos têm o objetivo de desafogar o fluxo de operações de desembaraço e liberação de mercadorias nas zonas primárias. São locais que recebem cargas para importação e exportação, que ficam armazenadas até que seja feito o desembaraço aduaneiro pelos órgãos competentes.

Além da geração de empregos, o Porto Seco qualifica a infraestrutura da região em que é instalado, gerando benefícios para todo o município.

A Prefeitura de Tramandaí monitora agora os próximos passos para a possível aprovação do apoio de instalação do Porto Seco na Capital das Praias.

Fotos: Daniela Alves (ASCOM)
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM) Responsável Técnica: Alanna Hanna - Registro Profissional 16474/RS

Certidões Municipais Negativa/Positiva
ITBI