Na última sexta-feira (16/09), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicados em novembro de 2021 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é calculado através de dois indicadores:
- fluxo escolar
- aprendizagem em português e matemática medidos através do SAEB.
Os prejuízos no processo de aprendizagem causados pela pandemia, que afetou as aulas nos anos de 2020 e 2021, puderam ser observados na avaliação nacional que foi aplicada em novembro de 2021.
“A educação sempre foi uma das prioridades da nossa gestão e apesar das dificuldades durante a pandemia, os resultados expressivos nos mostram que estamos no caminho certo. Estamos ampliando cada vez mais os programas de ensino desenvolvidos dentro das escolas e agradecemos o empenho de todos neste trabalho de grande importância”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
- Perdas na aprendizagem são maiores em turmas de anos iniciais.
Retrocesso nos anos iniciais com a pandemia é de 4 anos em Português e de 12 anos em Matemática.
Em Português dos anos iniciais retrocedemos ao nível de aprendizagem de 2017. Já em Matemática, as turmas de anos iniciais retrocederam ao nível de aprendizagem de 2009.
Em Tramandaí, o IDEB passou de 5,5 em 2019 para 5,6 em 2021, devido a melhora no fluxo dos alunos (aprovação) que passou de 89% em 2019 para 98% em 2021.
Nas turmas de anos finais do ensino fundamental, tanto em Português quanto em Matemática o retrocesso foi de 4 anos, voltando ao nível de aprendizagem observado em 2017.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem/Informações: Secretaria de Educação e Cultura
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS